quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sistema Reprodutor


 
Atividade 1
Olá gente. Essa é a nossa primeira atividade aqui no espaço virtual. Gostaríamos que vocês lessem o texto abaixo, bem como assistissem os vídeos indicados e logo após escrevam comentários sobre o que entenderam, dúvidas que tenham sobre o assunto abordado e principalmente comente sobre o que os seus colegas escreveram. Complemente, corrija-os caso julguem necessário ou respondam as suas dúvidas. Desejamos uma boa interação.

O sistema reprodutor é formado pelos sistemas feminino e masculino.


O sistema femenino é composto:

1.canal vaginal ou vagina

2. útero

3. Duas tubas uterinas

4. dois ovários ligados ao útero um de cada lado.


Na região externa encontramos:

Ao redor da abertura do canal da vagina: dois lábios vaginais de cada lado (lábios maiores e menores).

Na região superior um pequeno tecido erétil chamado clitóris. Esta região externa é conhecida como vulva.



A função do aparelho reprodutor feminino

 é receber os gametas masculinos durante o ato sexual, de forma a promover condições favoráveis à fecundação.

 FECUNDAÇÃO: Espermatozoide (gameta masculinos) +  óvulo (gameta feminino) = zigoto. Os espermatozóides se movimentam da vagina até a extremidade em forma de funil de uma

tuba uterina no tempo aproximado de 5 minutos. É na tuba uterina que ele encontra o óvulo para que ocorra a fecundação


Durante vários meses após a fecundação ocorre o desenvolvimento do embrião e do feto até que este novo ser esteja em condições de viver fora do corpo de sua mãe.

Ainda assim, mesmo após o nascimento, durante vários meses, a alimentação básica da criança depende de nutrientes produzidos por sua própria mãe (leite materno). O desenvolvimento das mamas, para que a produção de leite seja possível, também depende de hormônios produzidos pelas gônadas femininas.

http://www.youtube.com/watch?v=Bwa3tQA8vaM


http://www.youtube.com/watch?v=ZJlM7IDTalU

Ovários

Os ovários são as gônadas femininas e possuem a forma de uma amêndoa. Localizados em ambos os lados do útero, no interior da cavidade pélvica, são ancorados por diversos ligamentos, incluindo o ligamento próprio e o largo. Os ovários não estão presos diretamente às tubas uterinas, mas envolvidos por elas. Os ovários são responsáveis pela produção dos óvulos, gametas femininos que junto com o esperma se fecundam em um zigoto resultando no processo de gravidez


 Tuba Uterina

A tuba uterina ou trompas de falópio, tem a função de transportar o óvulo do ovário ao útero e também é o local onde o espermatozoide fertiliza o óvulo.

Útero

No útero o óvulo que foi fertilizado se fixará e nele ocorrerá toda a gestação.

Vagina

A vagina é o órgão que recebe o pênis no ato sexual, é por onde ocorre a saída do feto no parto normal e também é por onde a menstruação é eliminada.

Menstruação

Menstruação é a causa fisiológica do período fértil da mulher. Ocorre do primeiro ao sétimo dia do ciclo que é a descamação das paredes do útero caso não haja a fecundação do ovócito, como se fosse um berço que fosse arrumado para receber um bebê, permite-se a eliminação do sangue  periódico, através da vagina, do endométrio uterino (ou mucosa uterina). O folículo ovariano em desenvolvimento, comandado pela glândula hipófise, produz os hormônios ovarianos estrogênio e progesterona, que promovem o desenvolvimento endometrial próprio para gestação. Porém, o ovócito não sendo fecundado, ocorre a involução do corpo lúteo, e, consequentemente, queda brusca dos hormônios ovarianos produzidos por ele. Esta queda da concentração hormonal causa a degeneração e necrose do tecido endometrial, que era estimulado pela ação destes hormônios. O ovócito não fecundado se degenera, e sai com muco uterino (ou endométrio), sangue e hormônios. Em condições normais, e não havendo nada que impeça os ciclos femininos, este fenômeno ocorre, em média, de 28 em 28 dias, e tem uma duração de 3 a 7 dias.

http://www.youtube.com/watch?v=txdK6khSGJs


http://www.youtube.com/watch?v=4D0QYwpS_Ow


A menarca (primeira menstruação)não tem uma idade certa para aparecer. Depende muito de mulher para mulher. Aparecer a menarca entre os 9 anos e 18 anos é normal (a partir dos 18 anos pode ser indício de doença).

A duração média do período em que há ou não há infertilidade na mulher é de 28 dias, sendo do 1º ao 7º a época da menstruação então esta estéril, do 8º ao 19º a mulher pode ter filhos, ou seja, esta fértil e do 20º ao 28º a mulher esta infértil novamente porque o prazo de validade dos óvulos já passou e ela vai menstruar.

Por volta do décimo quarto dia do ciclo menstrual ocorre o processo da ovulação em que o folículo ovariano maduro, que é a camada protetora do óvulo, rompe e libera o gameta feminino (óvulo).

Este processo é controlado pelo hipotálamo e através da liberação de hormônios.


http://www.educacao.org.br/eja/areadoeducador/Socializao%20de%20Prticas%20Pedaggicas/Planos%20de%20Aula%20%E2%80%93%20Oficinas%20%E2%80%93%20EF/CNII_EF/Oficina_de_Reprodu%C3%A7%C3%A3o%20Humana_monitor1.pdf




Sistema Masculino é composto:

1.       Testículos

2.       Epidídimo

3.       Canais deferentes

4.       Vesícula seminal

5.       Próstata

6.       Uretra

  


Na região externa encontramos:




Função do Sistema Reprodutor Masculino:

Testiculos

Em número de dois, apresentam-se envolvidos por uma espessa cápsula de tecido conjuntivo, rico em fibras colágenas, a albugínea. Os testículos são constituídos por uma série de túbulos enovelados, túbulos seminíferos, na parede dos quais são formados os espermatozóides, originários das células germinativas primárias (espermatogênese).

Epidídimo

é constituído por um tubo único, longo (quatro a seis metros) e intensamente enovelado sobre si mesmo. É revestido internamente por um epitélio pseudo-estratificado, composto por células basais arredondadas e células prismáticas. Essas células se apóiam sobre uma membrana basal envolta por fibras musculares lisas e um tecido conjuntivo frouxo, rico em capilares sangüíneos.

Canais  Deferente:

Caracteriza-se por apresentar uma estreita luz e parede espessa constituída por músculo liso. É revestido internamente por um epitélio pseudo-estratificado prismático com microvilos. A lâmina própria é de natureza conjuntiva, rica em fibras elásticas. Ao longo do ducto deferente e ligados a ele correm vasos e nervos que entram no testículo e dele saem.

Vesículas Seminais

São dois órgãos; cada um formado por um tubo de 15 cm de comprimento, intensamente enrolado sobre si mesmo. Em corte, esse órgão apresenta epitélio pseudo-estratificado prismático, com células ricas em grânulos de secreção. A lâmina própria é rica em fibras elásticas e envolta por uma camada muscular lisa, constituída por duas lâminas: uma interna, de fibras circulares, e outra externa, de fibras longitudinais. A secreção da vesícula seminal (sêmem), que é acumulada no interior dessa glândula, é eliminada na ejaculação graças à contração da musculatura lisa. Essa secreção contém proteínas e é rica em vitamina C e frutose, metabólitos importantes para os espermatozóides.

Próstata

É um conjunto de 30 a 50 glândulas tubuloalveolares ramificadas, cujos ductos desembocam nauretra prostática. A próstata não só produz o líquido prostático, mas também o armazena no seu interior para expulsá-lo durante a ejaculação. A próstata apresenta-se envolta por uma cápsula fibroelástica rica em músculo liso, que envia septos que penetram na glândula. Essas glândulas são revestidas internamente por epitélio cúbico simples ou por epitélio colunar pseudo-estratificado, cujas células secretam proteínas.As glândulas prostáticas dividem-se em três grupos: mucosas, submucosas e principais; em três regiões separadas, situadas concentricamente em volta da uretra. Dessas glândulas as que mais contribuem para a secreção prostática são as principais. Os processos de secreção da próstata dependem, como na vesícula seminal, da testosterona; quando falta esse hormônio, a glândula regride.

Uretra

 Canal interno do pênis que serve de caminho tanto para a urina quanto para o esperma.

Pênis:

É considerado o principal  órgão do aparelho sexual  masculino, sendo formado por dois tipos detecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra).Na extremidade do pênis encontra-se a glande cabeça do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. O prepúcio deve ser puxado e higienizado a fim de se retirar dele o esmegma (uma secreção sebácea espessa e esbranquiçada,com forteodor, que consiste principalmente em células epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepúcio). Quando a glande não consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepúcio, diz-se que a pessoa tem fimose.

BolsaEscrotal

Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação (aproximam ou afastam os testículos do corpo), mantendo- os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C Abaixo da  corporal.



Espermatogênese:

A espermatogênese é um processo no qual ocorre a formação dos gametas masculinos, ou seja, os espermatozóides. Esse processo ocorre nos testículos,da puberdade até o fim da vida do indivíduo. As espermatogônias, células germinativas primárias localizadas junto à lâmina de base dos túbulos seminíferos, evoluem para espermatócitos primários, sendo este processo iniciado durante a adolescência, por ação hormonal. Os espermatócitos primários reduzem, pela divisão meiótica, o número de cromossomos em dois estágios: espermatócitos secundários e em espermátides; este último contém o número haplóide de 23 cromossomos. Após as espermátides sofrerem maturação formam-se os espermatozóides.

Gravidez na adolescencia

A gravidez na adolescência tem sérias implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, além das jurídico-sociais, que atingem o indivíduo isoladamente e a sociedade como um todo, limitando ou mesmo adiando as possibilidades de desenvolvimento e engajamento dessas jovens na sociedade. Devido às repercussões sobre a mãe e sobre o concepto é considerada gestação de alto risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS 1977, 1978), porém, atualmente postula-se que o risco seja mais social do que biológico.

A atividade sexual na adolescência vem se iniciando cada vez mais precocemente, com conseqüências indesejáveis imediatas como o aumento da freqüência de doenças sexualmente transmissíveis (DST) nessa faixa etária; e gravidez, muitas vezes também indesejável e que por isso, pode terminar em aborto

Quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera consequências tardias e a longo prazo, tanto para a adolescente quanto para o recém-nascido. A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizado, além de complicações da gravidez e problemas de parto. Há inclusive quem considere a gravidez na adolescência como complicação da atividade sexual Quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera consequências tardias e a longo prazo, tanto para a adolescente quanto para o recém-nascido. Para mais informações clique aqui.



 
 Fontes:



 





Fontes de consulta inicial



O objetivo não é abordar o sexo como um problema, mas informar aos educandos dos riscos da sua prática sem proteção.
 



Atividade 2



Agoraque conversamos batante sobre reprodução e fecundação gostaríamos que vocês fizessem uma investigação sobregravidez na adolescência e os principais métodos contraceptivos. Em seguida relate as suas impressões sobre o tema gravidez na dolescência.

O  que é DST?
Doenças sexualmente transmissíveis são aquelas transmitidas de uma pessoa a outra através de relações sexuais. A maioria delas é causada por agentes patogênicos microscópicos como vírus, bactérias, fungos e outros microorganismos que geralmente se alojam nos órgãos genitais. Se não forem tratadas a tempo algumas como, por exemplo, a sífilis e a AIDS podem deixar seqüelas ou até levar à morte.

Para a OMS a adolescência compreende a faixa etária entre 10 e 19 anos. Ela define este período da vida humana com base no aparecimento inicial das características sexuais secundárias para a maturidade sexual; pelo desenvolvimento de processos psicológicos e de padrões de identificação que evoluem da fase infantil para a adulta, e pela transição de um estado de dependência para outro de relativa autonomia (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2000, p.39).



 

 

Atividade 3

Para finalizar essa primeira parte de nosso trabalho gostaríamos que  os participantes   relatasssem  casos de   adolescentes que estão grávidas ou que deram a luz na adolescência.  Em seguida  participe do nosso fórum através de comentários e discussões compartilhando suas experiências. Nos próximos encontros discutiremos as dsts. O papel da familia e adolescente sobre relaçao sexual

 

3 comentários:

  1. Hola Equipo, fue un gusto para mi conocerlos, compartir el curso Nuevas Tecnologías y Educación del cual este blog es producto. Lo más importante ha sido todo lo que han aprendido en tan pocas horas: que es posible encontrar nuevas formas de enseñar, comunicar y aprender mediadas por las tecnologías digitales y multimediales. Este es un proceso sin límites como es todo proceso de aprendizaje. Parabéns!
    Lidia

    ResponderExcluir